Júri da comunidade de criptomoedas declara o hacker conhecido como Avraham “Avi” Eisenberg culpado por fraudes e manipulação de mercado, resultando na perda de 110 milhões de dólares no infame incidente da exchange descentralizada Mango Markets.
Eisenberg considerado culpado
Em uma decisão do Tribunal Distrital dos Estados Unidos para o Distrito Sul de Nova York, em 18 de abril, um grupo de jurados concordou unanimemente que o pleito de culpa de Eisenberg, que incluía fraude eletrônica, fraude em commodities e manipulação, era verdadeiro. A conclusão veio após horas de deliberações, para tomar a decisão final após os argumentos finais em 17 de abril.
Eisenberg e sua equipe jurídica afirmaram, durante o julgamento de duas semanas, que ele não havia cometido nenhum crime, mas apenas teve sucesso em negociações legais que custaram cerca de 110 milhões de dólares à Mango Markets.
Após o hack, ele devolveu cerca de 67 milhões de dólares à carteira. No entanto, ele manteve mais de 40 milhões de dólares após uma votação da comunidade. O juiz pode sentenciar Eisenberg a até 20 anos de prisão. Embora os promotores insistam que as acusações de fraude de Eisenberg devam ser comprovadas, ainda não há uma data definida para a sentença. Ele foi preso em Porto Rico em dezembro de 2022 e está sob custódia dos EUA desde janeiro de 2023.
Crackdown contínuo em crimes relacionados a criptomoedas
Geralmente, decisões em julgamentos criminais precedem ações de fiscalização, como ações civis, movidas pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos e pela Comissão de Negociação de Futuros de Commodities, que podem estar nos planos para o Sr. Eisenberg em 2023.
Agora, cada um desses casos criminais foi estendido e serão retomados duas semanas após o fim do julgamento criminal. Consequentemente, as autoridades dos EUA estão tomando medidas contra pessoas de alto escalão no espaço cripto. Em março, um juiz federal estabeleceu a sentença mínima de 25 anos de prisão para Bankman-Fried após sua condenação por sete acusações criminais, enquanto seus advogados foram aconselhados de que pretendem apelar. O ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, está programado para receber sua sentença a partir de 30 de abril após se declarar culpado.