HomeCriptomoedasQual será o...

Qual será o papel do Ensino Superior diante da invasão da IA em tarefas realizadas por graduados universitários?

A conferência anual da Higher Learning Commission (HLC) foi realizada em Chicago para discutir os diversos desafios enfrentados pelas instituições de ensino superior. Especialistas compartilharam estratégias durante o evento para ajudar as instituições a se adaptarem a um mundo cada vez mais dominado pela automação. O papel da educação superior está sendo ameaçado pelo surgimento de novas tecnologias, e administradores e professores estão avaliando maneiras de integrar a inteligência artificial (IA) ao currículo.

Daniel Susskind discute o impacto da IA na educação superior

Daniel Susskind, autor de diversos livros sobre o impacto da tecnologia no trabalho e professor de economia do King’s College London, afirma que modelos de IA, como o ChatGPT, já estão presentes e afetarão o trabalho executivo e profissional. Segundo ele, essa interrupção terá efeitos em cascata nas universidades, que sempre foram um ambiente de aprendizado para trabalhadores de colarinho branco.

Durante sua palestra na conferência anual da Higher Learning Commission, na segunda-feira, Susskind discutiu os avanços atuais em áreas como diagnóstico médico e deu exemplos da agricultura e da indústria ao abordar o impacto da automação em diferentes setores, nos quais ela aumentou a produção, mas criou menos empregos. Ao falar sobre o trabalho de colarinho azul, ele afirmou:

“Tendemos a pensar que o trabalho dos trabalhadores de colarinho azul é relativamente rotineiro, simples, baseado em processos e fácil.”

Ao falar sobre o trabalho de colarinho branco ou executivo, ele acrescentou:

“Por outro lado, pensamos que o que os trabalhadores de colarinho branco fazem requer habilidades mais sutis – como criatividade, julgamento e empatia.”

Fonte: Highereddive.

Sobre este último, ele afirmou que presumimos que a IA ainda precisa avançar para reproduzir essas funcionalidades que apenas o cérebro humano é capaz de realizar. Ele apontou que, em áreas como arquitetura, medicina, direito e contabilidade, a IA não precisa ter essas qualidades, pelo menos para resolver alguns problemas.

Susskind ressaltou que nossa ignorância sobre essa situação contribui para a “falácia da IA”, como ele a chama. Segundo ele, nosso equívoco é acreditar que copiar ou replicar é a única maneira de realizar tarefas no nível humano, e então tentamos desenvolver sistemas usando essa abordagem.

IA está invadindo tarefas anteriormente consideradas fora de seu alcance

Algumas tarefas que tradicionalmente eram realizadas apenas por profissionais treinados no ensino superior agora podem ser concluídas com IA devido ao seu forte poder de processamento e análise. Agora, há muitas atividades que pensávamos estarem além das capacidades dessas tecnologias e agora são possíveis de serem assumidas por elas. De acordo com Susskind, isso se aplica ao trabalho de colarinho branco.

Susskind aconselha a educação e o treinamento como a única solução para essas mudanças emergentes, preparando as pessoas para as funções que os modelos de IA ainda não são capazes de desempenhar. Ele afirmou:

“Há grandes áreas de atividade humana que estão além do alcance de tecnologias ainda mais capazes.”

Susskind destacou que o julgamento, a empatia e a comunicação interpessoal são alguns dos setores ainda não dominados pela IA, e as universidades podem treinar as pessoas para construir sistemas de IA que possam assumir mais atividades humanas.

Profissionais da educação superior estão contando com a capacidade da IA para a transição do setor. Muitos painéis na conferência foram dedicados a esse tema, e as oportunidades, ameaças e promessas que a IA oferece foram apontadas como uma das principais tendências do ensino superior.

A decana da Faculdade de Educação do Grand Canyon College, Meredith Critchfield, expressou sua opinião de que não importa como percebemos a IA ou como nossa perspectiva sobre ela muda ao longo do tempo, o que não mudará será a base de quem somos como instituições.

Encontre a história original aqui.

Get notified whenever we post something new!