HomeEconomia"Presidente do Fed...

“Presidente do Fed de NY não considera iminente a redução de juros: entenda os motivos”

John Williams, presidente do Federal Reserve de Nova York, declarou hoje (18) que a economia dos Estados Unidos está em uma situação sólida, o que significa que não há necessidade urgente de reduzir os juros no momento.

Durante a Cúpula de Economia Mundial da Semafor, em Washington, Williams afirmou que a economia está forte e que isso é uma ótima notícia. Porém, ele ressaltou que os juros precisam ser mantidos estáveis enquanto se trabalha para trazer a inflação de volta à meta de 2%.

Como vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável por estabelecer a política monetária, Williams afirmou que acredita que a inflação retornará à meta em breve e, nesse momento, será necessário reduzir os juros.

No entanto, ele destacou que o caminho para atingir a meta tem sido um pouco acidentado, apesar da tendência geral de enfraquecimento das pressões sobre os preços. Por isso, o momento para reduzir os juros será determinado pela economia.

Williams falou sobre a perspectiva de cortes nos juros em um momento em que diversas autoridades do banco central, incluindo o presidente do Fed, Jerome Powell, evitam dar orientações sobre o assunto.

Na reunião de 19 e 20 de março, as autoridades do Fed previram três cortes nos juros até 2024. No entanto, com os dados recentes mostrando uma inflação mais duradoura e a economia em bom equilíbrio, alguns bancos já estão projetando que não haverá cortes neste ano.

Por isso, os operadores e investidores têm reduzido as expectativas de afrouxamento e adiado as possíveis datas para o início de uma redução nos juros, que estão mantidos na faixa de 5,25% a 5,50% desde julho do ano passado.

Get notified whenever we post something new!