HomeCriptomoedas"Novo estudo destaca...

“Novo estudo destaca o potencial da IA no gerenciamento de medicamentos para idosos”

Pesquisas recentes sugerem que a Inteligência Artificial (IA) tem o potencial de desempenhar um papel importante no gerenciamento de regimes complicados de medicamentos que a maioria dos idosos geralmente precisa. Os pesquisadores da Escola de Medicina de Harvard acompanharam a análise do programa ChatGPT da OpenAI, que é competente o suficiente para recomendar efetivamente aos idosos a menor quantidade de medicamentos necessários. Esse atributo pode contribuir para tornar a polifarmácia mais segura, diminuindo os riscos associados ao seu uso.

Fornecendo a infraestrutura construída com IA.

Em mais de 40% dos idosos, é prescrito o uso de cinco ou mais medicamentos, aumentando significativamente o risco de interações medicamentosas. Como reação a isso, alguns têm recorrido à IA para compartilhar listas e oferecer sugestões sobre medicamentos desnecessários para os idosos. A IA quase sempre removeu pílulas extras. Essas descobertas destacam a capacidade benéfica da IA de complementar a observância de protocolos de medicação mais seguros para idosos.

Implicações éticas da Inteligência Artificial na saúde se tornaram um tema de intensa discussão. Arya Rao, a líder da pesquisa, ressaltou a necessidade de melhorias contínuas na tecnologia de IA para fornecer os melhores resultados. O artigo, intitulado “Inteligência Artificial no Gerenciamento de Medicamentos em Pacientes Idosos: Um Estudo no Journal of Medical Systems”, mostra que ferramentas baseadas em IA podem, no futuro, ser essenciais para garantir a segurança e a saúde dos idosos por meio de um melhor gerenciamento de medicamentos.

IA em diferentes cenários clínicos

A equipe de pesquisa testou o desempenho da IA em vários cenários clínicos envolvendo o mesmo paciente idoso com diferentes condições de saúde, incluindo doenças cardíacas. A IA mostrou um grau maior de cautela em cenários envolvendo doenças cardíacas, muitas vezes optando por manter a lista de medicamentos existente. Por outro lado, a presença de deficiências nas atividades diárias dos pacientes não influenciou significativamente as recomendações da IA, sugerindo áreas a serem aprimoradas nos processos de tomada de decisão da IA.

Curiosamente, a IA demonstrou uma tendência a priorizar a remoção de medicamentos para dor em detrimento de medicamentos para condições crônicas, como colesterol alto ou hipertensão. Esse aspecto do desempenho da IA aponta para possíveis preconceitos em sistemas automatizados que requerem atenção para garantir um cuidado abrangente para todos os aspectos da saúde do paciente.

Direções futuras e desafios

O aumento do uso de múltiplos medicamentos entre os idosos tem tornado cada vez mais difícil para os médicos, especialmente os clínicos gerais, gerenciar esses regimes complexos de forma eficaz. Dr. Marc Succi, o pesquisador principal do estudo e vice-presidente de inovação e comercialização do Mass General Brigham Radiology em Boston, destacou o crescente fardo enfrentado pelos médicos de atenção primária. Ele defendeu mais pesquisas para aprimorar a precisão e a confiabilidade de sistemas de gerenciamento de medicamentos assistidos por IA.

Dr. Succi também ressaltou a necessidade de ferramentas de IA especificamente treinadas que possam melhorar significativamente os resultados de saúde para populações idosas. À medida que as tecnologias de IA avançam, elas prometem não apenas reduzir a carga de trabalho dos profissionais de saúde, mas também elevar o padrão de cuidados recebidos pelos idosos.

As percepções deste estudo indicam um futuro promissor em que a IA pode ajudar significativamente na medicina geriátrica, especialmente na otimização de regimes de medicamentos para melhorar os resultados de saúde e reduzir os riscos associados à polifarmácia. O apelo por um desenvolvimento e aprimoramento contínuos dessas ferramentas ilustra uma abordagem proativa para a integração da IA na prática médica, abrindo caminho para inovações que podem transformar a prestação de cuidados para adultos mais velhos.

Get notified whenever we post something new!