O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, afirmou nesta quinta-feira (18) que a economia dos Estados Unidos está em uma situação sólida e, por isso, não há urgência em reduzir os juros no momento.
Durante a Cúpula de Economia Mundial da Semafor, em Washington, Williams destacou que a atual estabilidade da economia é uma ótima notícia e que não há motivos para preocupação. No entanto, ele ressaltou que o objetivo é manter a economia forte e, para isso, é necessário trabalhar para trazer a inflação de volta à meta de 2%.
Como vice-presidente do Comitê Federal de Mercado Aberto, responsável por estabelecer a política monetária, Williams afirmou que ainda espera que as pressões sobre os preços retornem à meta. Segundo ele, quando isso acontecer, haverá a necessidade de reduzir os juros, mas o momento exato será determinado pela economia.
Williams também destacou que o caminho para levar a inflação de volta à meta tem sido um pouco acidentado, apesar da tendência geral de enfraquecimento das pressões sobre os preços. Ele reforçou que as autoridades do Fed não estão oferecendo orientações sobre cortes imediatos nos juros, já que os dados recentes da economia mostram um cenário mais positivo do que o esperado.
Dessa forma, alguns bancos já estão projetando que não haverá cortes nos juros neste ano, considerando o vigor da economia e a inflação acima da meta. Além disso, os operadores e investidores também estão reduzindo suas expectativas de afrouxamento da política monetária e adiando possíveis datas para um corte do Fed.
Desde julho do ano passado, o Fed tem mantido os juros na faixa de 5,25% a 5,50%.