HomePolítica"Lula na Colômbia:...

“Lula na Colômbia: viagem adia programa para reduzir custos de passagens no Brasil”

O aguardado programa Voa Brasil, que promete oferecer passagens aéreas mais acessíveis por até R$ 200, continua enfrentando dificuldades para sair do papel. Após sucessivos adiamentos, o lançamento do projeto estava previsto para essa quarta-feira (17), mas foi novamente adiado pelo Ministério de Portos e Aeroportos.

A pasta informou que ainda não há uma data definida para o anúncio do programa, desta vez, o motivo foi a viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Colômbia, na terça-feira (16). Ele terá uma agenda de encontros que inclui uma reunião com o presidente colombiano Gustavo Petro.

O Voa Brasil, idealizado pelo ex-ministro Márcio França (PSB) e atualmente sob a responsabilidade do ministro Silvio Costa Filho (Republicanos), tem como objetivo oferecer 5 milhões de passagens aéreas a preços acessíveis para cerca de 21,7 milhões de pessoas. O público beneficiado será formado por 21 milhões de aposentados do INSS que recebem até 2 salários mínimos e 700 mil alunos do Prouni.

Inicialmente, o governo federal pretendia lançar o programa em fevereiro deste ano, mas o plano não se concretizou. Além disso, o setor aéreo brasileiro enfrenta uma crise, com companhias aéreas acumulando prejuízos nos últimos anos.

Para tentar aliviar a situação, diversas pastas e o BNDES estão estudando possíveis medidas, como o abatimento de dívidas regulatórias, a renegociação de débitos tributários e a criação de um fundo garantidor para uma linha de crédito emergencial. Há projetos em tramitação no Congresso Nacional que buscam reabrir a possibilidade de empréstimos garantidos pelo Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) para as companhias aéreas.

No entanto, o lançamento do Voa Brasil e a busca por soluções para a crise no setor aéreo ainda enfrentam desafios e incertezas.

Get notified whenever we post something new!