HomeEconomia"Taxar os super-ricos...

“Taxar os super-ricos e empresas: a chave para um mundo mais justo, segundo Haddad”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18/04/2024) que a taxação dos super-ricos e o aumento do imposto corporativo mínimo global seriam medidas que trariam esperança para o mundo. Durante a 2ª reunião da Trilha financeira do G20 em Washington D.C., nos Estados Unidos, o Brasil apresentou um projeto elaborado pelos economistas Gabriel Zucman e Esther Duflo que propõe a elevação do imposto corporativo para 20% e a taxação de bilionários em 2%.

Segundo Haddad, a proposta brasileira visa a arrecadação de US$ 500 bilhões para investimentos em ações ambientais e combate à pobreza. O ministro destacou a importância de uma taxação internacional, já que a taxação prevista pela OCDE é considerada baixa. Ele também pediu o apoio da Casa Branca para a proposta e acredita que os Estados Unidos, assim como França e Espanha, podem ser grandes apoiadores dessa mudança nas finanças globais.

Ao lado do senador norte-americano Bernie Sanders, Haddad reforçou que a alíquota de imposto corporativo precisa ser maior e que a Alemanha, mesmo não apoiando atualmente, pode mudar de ideia. Sanders, por sua vez, demonstrou apoio à proposta e Haddad agradeceu pela posição. Acredita-se que essa medida traria benefícios não apenas para o Brasil, mas para o mundo todo.

Get notified whenever we post something new!