HomeEconomia"Mercado imobiliário americano:...

“Mercado imobiliário americano: queda nas vendas de casas usadas e aumento no valor médio em março”

Vendas de casas nos EUA caem em março devido a taxas de juros mais altas e preços elevados

Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis, as vendas de casas usadas nos Estados Unidos tiveram uma queda de 4,3% no mês de março em relação ao mês anterior. O número de unidades vendidas chegou a 4,19 milhões, seguindo uma tendência de desaceleração que tem sido observada devido às taxas de juros mais altas e aos preços elevados das casas.

Os economistas previam uma queda ainda maior, para 4,20 milhões de unidades, mas a diminuição foi menor do que o esperado. A região mais afetada foi o Sul, seguida pelo Meio-Oeste e pelo Oeste. No entanto, o Nordeste registrou um aumento nas vendas pela primeira vez desde novembro.

Mesmo com a recuperação das vendas de casas após um período de baixa, o mercado ainda está estagnado, pois as taxas de juros não apresentaram grandes variações. Segundo Lawrence Yun, economista-chefe da NAR, as vendas continuarão desacelerando enquanto as taxas de juros permanecerem altas.

A taxa média de juros para hipotecas de 30 anos com taxa fixa aumentou para 7% de acordo com dados da agência de financiamento hipotecário Freddie Mac. Isso se deve a relatórios positivos sobre o mercado de trabalho e a inflação, o que sugere que o Federal Reserve pode adiar um corte nas taxas de juros previsto para este ano. Alguns economistas acreditam que o banco central dos EUA não reduzirá os custos dos empréstimos até 2024.

Na última terça-feira, o chair do Fed, Jerome Powell, afirmou que a instituição pode precisar manter as taxas de juros mais altas por mais tempo do que o previsto, devido à inflação elevada. Desde março de 2022, o Fed aumentou a taxa de juros overnight de referência em 525 pontos-base, mantendo-a na faixa de 5,25% a 5,50%.

Em resumo, as vendas de moradias usadas nos EUA caíram em março devido às taxas de juros mais altas e aos preços elevados das casas, que dificultam a compra por parte dos consumidores. Com as taxas de juros se mantendo em patamares elevados, a tendência é que as vendas continuem desacelerando.

Get notified whenever we post something new!