Presidente da Ucrânia considera encontro entre Lula e Putin um “grande erro”
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (18 de abril de 2024) que seria um grande erro se o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrasse com o presidente russo Vladimir Putin. Segundo Zelensky, Putin precisa ser politicamente isolado e um encontro com um líder de grande influência como Lula poderia conferir legitimidade ao russo.
O encontro entre os dois líderes poderia acontecer durante a cúpula do Brics, que será realizada em outubro na Rússia. Zelensky acredita que essa seria uma oportunidade para isolar Putin e fazê-lo sentir que cometeu erros históricos ao invadir a Ucrânia e iniciar a guerra.
Ao ser questionado sobre a possibilidade de um encontro com Lula, Zelensky afirmou que ficaria feliz em vê-lo na Ucrânia, mas que primeiro o presidente brasileiro deve visitar o país e, talvez, então ir para outro lugar. Ele também mencionou a Cúpula da Paz, que será realizada em junho e poderia ser um local para os dois líderes se encontrarem e discutirem a “fórmula de paz” ucraniana.
O presidente ucraniano também demonstrou incômodo por nunca ter sido convidado para visitar o Brasil, diferentemente do presidente argentino, Javier Milei. Zelensky afirmou que não pode ir a um país onde não foi convidado, mas que gostaria de fazer isso no futuro, pois o Brasil é um país muito grande.
Em dezembro de 2023, Zelensky foi um dos oito chefes de Estado que participaram da posse de Milei na Argentina. Ele espera que Lula o convide para visitar o Brasil em algum momento e que possam ter uma reunião para discutir assuntos importantes entre os dois países.