HomeEconomia"Haddad propõe solução...

“Haddad propõe solução para dívidas de países menos favorecidos: entenda!”

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta quinta-feira (18 de abril de 2024) que a reunião do G20 em Washington D.C. (EUA) tratou sobre a renegociação da dívida de países de baixa renda. Ele ressaltou que a discussão também abordou a renegociação de dívidas de países em situação de “default”.

Durante entrevista coletiva ao lado do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, Haddad declarou que alguns países possuem dívidas “impagáveis” e destacou a importância de encontrar novas fontes de financiamento.

O titular da Fazenda também enfatizou que o Brasil não enfrenta problemas com dívidas externas, mas mencionou a situação dos países africanos, que acumulam uma dívida de US$ 800 bilhões.

Haddad ainda falou sobre a pressão exercida sobre os bancos multilaterais e ressaltou que a equipe econômica conversou com a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, sobre o assunto.

Sobre a situação dos juros nos Estados Unidos e na Europa, o ministro destacou que o Fed (Banco Central dos EUA) não possui uma postura coesa em relação a possíveis cortes de juros. Ele também mencionou a expectativa de corte de juros no Banco Central da Europa e falou sobre a resistência da França em realizar um ajuste fiscal mais forte e a tentativa sem sucesso da Alemanha em afrouxar suas políticas fiscais.

Get notified whenever we post something new!