HomeEconomia"Equipe jurídica de...

“Equipe jurídica de Bolsonaro busca afastar Zanin de processo de inelegibilidade”

Defesa de Bolsonaro pede impedimento de ministro do STF em recurso contra decisão do TSE

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro protocolou um pedido de impedimento do ministro do STF, Cristiano Zanin, em um recurso que contesta a decisão do TSE que o tornou inelegível. A ação foi distribuída a Zanin por sorteio em dezembro de 2023. Ele é ex-advogado do rival político de Bolsonaro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em junho do ano passado, o TSE condenou Bolsonaro à inelegibilidade por 8 anos por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. A Corte julgou uma ação apresentada pelo PDT contra uma reunião do então presidente com embaixadores no Palácio da Alvorada.

No pedido enviado ao STF nesta quinta-feira (18.abr.2025), os advogados alegam que Zanin e sua esposa, Valeska Zanin, atuaram em uma ação sobre o mesmo tema contra Bolsonaro na Corte Eleitoral em 2022. Na época, o casal representava a Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PC do B). Zanin deixou todos os processos quando assumiu a Corte, em agosto do ano passado.

A defesa de Bolsonaro argumenta que, mesmo que a atuação do magistrado e de sua esposa tenha sido em um processo diferente, há uma situação incomum e extraordinária que justifica o impedimento do ministro no caso. Eles também pedem que Zanin não participe do julgamento do recurso.

Get notified whenever we post something new!