O empresário que fundou o X (antigo Twitter), Elon Musk, denunciou que as medidas de censura impostas pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes, contra políticos eleitos no Brasil, violam as leis do país. Desde o dia 6 de abril, o bilionário tem sido alvo de críticas contra o ministro.
Em seu perfil na rede social nesta quinta-feira (18), Musk afirmou: “A lei está sendo descumprida”. Ele estava respondendo a um usuário que disse que Moraes tem sido agressivo na censura de supostas “desinformações” sobre as eleições, chegando a proibir redes sociais e até mesmo promover ataques federais sem justificativa clara.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), os senadores Marcos do Val (Podemos-ES) e Alan Rick (União Brasil-AC), e os deputados federais Carla Zambelli (PL-SP) e Marcel van Hattem (Novo-RS) são alguns dos políticos que supostamente estão sendo censurados.
Em 7 de abril, Moraes determinou que Elon Musk fosse incluído como investigado no inquérito das milícias digitais, que foi protocolado em julho de 2021 e investiga grupos por condutas contra a democracia. O documento suspeita de “dolosa instrumentalização criminosa”. A ação foi tomada após críticas do bilionário.
Leia também:
Comissão dos EUA acusa Moraes de “censurar” oposição ao governo Lula;
Leia o documento completo do Congresso dos EUA com as decisões de Moraes.