Relatório aponta botão de reclinação de poltrona como causa de acidente em voo da Latam
Um relatório preliminar divulgado nesta quinta-feira (18) pela Dgac (Direção-Geral da Aeronáutica Civil do Chile) apontou que o acidente que ocorreu durante um voo da Latam entre a Austrália e a Nova Zelândia, deixando 50 feridos, foi causado pelo acionamento acidental do botão de reclinação da poltrona do piloto. Segundo o órgão, o botão teria empurrado o piloto, causando uma perda repentina de altitude.
O acidente aconteceu em 11 de março, durante um voo que tinha como destino Santiago, capital chilena. A aeronave estava a uma altura aproximada de 12.500 metros quando a poltrona cedeu, mas a tripulação conseguiu recuperar a altitude. Ao todo, cerca de 50 pessoas ficaram feridas, sendo que 13 delas precisaram ser hospitalizadas.
O relatório também descartou a influência de condições meteorológicas e está analisando a manutenção da aeronave, um Boeing 787. A Dgac entrevistou a tripulação, realizou simulações do acidente e obteve análises técnicas da fabricante. A investigação ainda está em andamento e aguarda esclarecimentos da Boeing e da FAA (Administração Aeronáutica Federal, dos Estados Unidos) sobre o funcionamento da poltrona.
ENTENDA O CASO
O voo LA800 saiu do Aeroporto Internacional Kingsford Smith, em Sydney (Austrália), para fazer uma escala no aeródromo de Auckland, antes de seguir para Santiago.
O acidente ocorreu quando o avião perdeu altitude e apresentou “uma forte movimentação” quando estava em Auckland. O avião pousou no aeroporto às 16h26 (horário local), conforme programado. O veículo transportava 236 passageiros.
De acordo com a mídia local NZ Herald , 7 ambulâncias, 2 gerentes de operações, 2 veículos da equipe de apoio a incidentes graves, uma unidade de comando e 2 veículos de resposta rápida compareceram ao local.
Em nota , a Latam lamentou o ocorrido e reforçou seu compromisso com a segurança. A empresa também informou que está oferecendo alimentação e hospedagem aos passageiros afetados pela suspensão do voo.