Tornado Cash: a escolha para lavagem de dinheiro na era das criptomoedas
De acordo com o último relatório do CertiK Alert, o Tornado Cash parece ser a escolha preferida de criminosos que utilizam criptomoedas para lavagem de dinheiro, mesmo estando na lista de sanções do OFAC. No primeiro trimestre de 2024, em análise realizada pelo Tornado Cash, constatou-se que, das 224 ocorrências registradas, a aplicação foi utilizada em 60, o que comprova sua ampla utilização no cenário de crimes financeiros baseados em blockchain.
A ferramenta preferida para golpes com criptomoedas: Tornado Cash
Tornado Cash é o nome escolhido pelos desenvolvedores para o misturador de criptomoedas descentralizado implementado na Ethereum Virtual Machine (EVM). Essa ferramenta garante o anonimato da origem de transações relacionadas a fundos de criptomoedas, independentemente de sua forma de identificação, servindo como uma cobertura para aqueles que desejam ocultar as trilhas que levam aos recursos.
Métodos além dos sistemas bancários offline são cruciais e, por isso, devem ser aprimorados com técnicas de AML (Anti-Money Laundering) para erradicar o rastreamento de ativos por indivíduos que buscam fugir das punições impostas pela sociedade.
Apesar de ser a fonte de tantos eventos, o Tornado Cash não é o principal destino do dinheiro ilegal: a maior parte dos valores envolvidos é direcionada diretamente para exchanges. Segundo o CertiK Alert, essas transações contribuíram com cerca de US$220 milhões para o caixa clandestino de dinheiro, levando as autoridades a congelar parte desses valores.
#CertiKInsight 🚨
Das 224 ocorrências registradas no primeiro trimestre de 2024, examinamos os métodos mais comuns de lavagem de dinheiro de fundos roubados.
Apesar de estar na lista de sanções do OFAC, o Tornado Cash ainda foi utilizado por criminosos na maioria dos casos. pic.twitter.com/KL58xcseeQ
— CertiK Alert (@CertiKAlert) April 18, 2024
No entanto, a maior parte do dinheiro ilegal já havia sido lavada através do Tornado Cash, totalizando US$69 milhões. Isso mostra que, apesar de sua ampla utilização, o tamanho médio de cada transação é menor em comparação com uma transferência direta.
Regulamentação da indústria de aviação e suas consequências
A continuidade das atividades do Tornado Cash por parte de criminosos, mesmo após as sanções impostas pelas autoridades americanas, demonstra a dificuldade enfrentada pelos reguladores e agências de fiscalização na era digital, onde o objetivo é combater transações financeiras ilegais.
Devido às sanções, plataformas populares de finanças descentralizadas (DeFi), como AAVE, Uniswap, dYdX e Balancer, também foram afetadas.
Desenvolver alertas em tempo real como método-chave para identificar e agir imediatamente em transações suspeitas é a principal preocupação do CertiK Alert no momento.
Para combater o crescente problema de carteiras avançadas, como o Tornado Cash, sendo utilizadas para fins ilícitos, eles recomendam novas e rigorosas regras de vigilância e conformidade. A indústria de criptomoedas deve ter em mente que tem a obrigação de implementar avanços tecnológicos e padrões de monitoramento mais rigorosos para evitar o uso indevido de suas plataformas, especialmente para fins de lavagem de dinheiro e outras atividades fraudulentas.
Isso porque o desenvolvimento e os métodos utilizados pelos criminosos no setor estão sempre mudando, conforme o espaço das finanças virtuais continua a evoluir, e, portanto, a indústria e os reguladores devem permanecer alerta e sempre um passo à frente.
A tarefa contínua é encontrar o ponto de equilíbrio entre a urgência de segurança e o cumprimento dos requisitos de interesse público em um ambiente de transações financeiras cada vez mais inovador e tecnológico.