Com a votação plenária do Parlamento Europeu prevista para o final deste ano, o Reino Unido em breve implementará a nova lei sobre criptomoedas e stablecoins até meados de 2024. O Secretário Econômico do Tesouro, Bim Afolami, anunciou isso no mesmo evento que a Cúpula Global de Finanças Inovadoras. Esta Lei tem como objetivo estabelecer um regime regulatório abrangente para empresas de criptomoedas e tornar o Reino Unido ainda mais popular para negócios de criptomoedas.
Afolami enfatizou a importância crucial da velocidade de ação para completar os planos do novo regime. A regulamentação atual foi aprovada em junho de 2023 e visa implementar a Lei de Serviços Financeiros e Mercados, aprovada no mesmo mês. Esta lei – a principal atividade de captação de recursos da indústria de criptomoedas – é tanto um serviço regulamentado quanto uma atividade financeira.
Regulamentos de criptomoeda do Reino Unido visam a equidade do mercado
Os regulamentos propostos certamente trarão diferentes áreas de ativos de criptomoedas sob os quadros regulatórios das respectivas nações. Nesse sentido, eles podem se envolver nas seguintes atividades: operar bolsas e oferecer serviços de custódia para os ativos dos clientes.
A Autoridade de Conduta Financeira (FCA) provavelmente lançará uma avaliação consultiva sobre os regimes de licenciamento para empresas de criptomoedas em um futuro próximo. Isso estabeleceu uma regulamentação rigorosa e supervisão dos mercados de criptomoedas no Reino Unido.
Além disso, a política garantirá a equidade nas empresas estrangeiras, criando assim um campo de jogo nivelado. O objetivo é envolvê-los no fluxo geral de operações das instituições financeiras, ao mesmo tempo em que se certifica de que essas regulamentações financeiras ainda sejam respeitadas. Consequentemente, essa estratégia atua como um testemunho da capacidade do Reino Unido de oferecer aos investidores e empresas um espaço de negociação abrangente e seguro.
FCA criticada por feedback lento sobre aplicativos
Embora esses procedimentos tenham atendido a algumas demandas, o setor de criptomoedas no Reino Unido ainda enfrenta alguns desafios. As empresas de criptomoedas destacaram que a FCA havia fornecido feedback insuficiente ou um prazo inexplicável para analisar suas inscrições.
A crise contínua de regulamentação também forçou muitas gigantes tradicionais de criptomoedas a reduzir o tamanho e limitar o tipo de serviços que podem oferecer aos clientes do Reino Unido. Somente em fevereiro de 2024, a FCA exigiu a divulgação de cerca de 450 anúncios ilegais de criptomoedas antes que três meses se passassem.
As respostas das empresas aos procedimentos descobriram que algumas regulamentações são complicadas. Entre aqueles que apoiam um setor de espaço estritamente regulamentado e aqueles que sentem que o setor amadureceria sem ele, alguns estão preocupados com os custos operacionais e outros não.
Conforme o sistema legislativo do Reino Unido aperfeiçoa seu arcabouço legal, ele se torna um teste para toda a indústria global de criptomoedas. A visão equilibrada em relação à criação de um ambiente favorável à inovação, juntamente com a proteção ao consumidor, sempre permanecerá na agenda.
O Reino Unido dá um passo sério em direção à sua agenda regulatória de criptomoedas, revelando regulamentos mais rigorosos. Isso anima o mercado de criptomoedas em crescimento do Reino Unido e, consequentemente, o impacto na viabilidade local e global de criptomoedas é um resultado inevitável.
Considerando a eficácia dos regulamentos, outros estados que já estão em processo de regulamentação do espaço de criptomoedas este ano provavelmente seguirão o exemplo e introduzirão regras ainda este ano. No caso da Polônia, você encontrará regulamentação de criptomoedas na agenda.