O vice-governador do Banco Central de Israel, Sr. Andrew Abir, divulgou uma declaração reforçando a determinação do banco em acompanhar os avanços tecnológicos no setor financeiro. Durante seu discurso na conferência Engines of Israeli Ecosystem, o governador destacou vários benefícios potenciais da adoção do shekel digital, trazendo à tona possíveis vantagens para o setor financeiro como um todo.
Em sua fala, o vice-governador afirmou que a CBDC (moeda digital do banco central) ainda é um plano de ação, mas há fortes intenções de aumentar a digitalização e o Banco Central de Israel está constantemente buscando as estratégias mais adequadas para o design e a implementação do shekel digital.
O Banco Central de Israel lançará um ambiente de testes para avaliar as possibilidades do shekel digital. De acordo com os planos, esse ambiente controlado permitirá testes rigorosos de tecnologias digitais e inovações financeiras para ajudar no desenvolvimento adequado do shekel digital. A medida permitirá que várias instituições financeiras e partes interessadas autorizadas experimentem as tecnologias existentes para identificar falhas e garantir a criação de um produto pronto para o mercado.
Sentimentos do Vice-Governador do Banco Central de Israel sobre a CBDC
“O shekel digital não será desenvolvido por algum Satoshi Nakamoto anônimo”, disse o oficial. “Todos saberão quem está por trás do shekel digital e quem é responsável por ele – será o banco central, o mesmo Banco Central de Israel que está por trás do dinheiro em espécie que todos conhecemos e confiamos”, afirmou o vice-governador.
A declaração foi feita como um esforço para conscientizar o público sobre as diferenças fundamentais entre criptomoedas mainstream, como o Bitcoin, e o shekel digital proposto. Ele destacou claramente as semelhanças que a CBDC proposta terá com o dinheiro em espécie controlado pelo Banco Central de Israel, dizendo que possuir a CBDC não será diferente de guardar dinheiro no banco.
“O produto do qual estou falando é, é claro, o shekel digital. Em primeiro lugar, vamos lembrar – o shekel digital é uma responsabilidade do Banco Central de Israel para o público – e, nesse sentido, é semelhante ao dinheiro em espécie, cuja posse não envolve risco de crédito. Isso é diferente de um depósito bancário ou carteira de pagamentos, que envolve um risco que pode ser pequeno, mas não é zero. Por outro lado, o shekel digital é… digital e, nesse sentido, é um pouco semelhante ao dinheiro que temos em uma conta bancária.”
O vice-governador concluiu seu discurso afirmando que o Banco Central de Israel, assim como muitos outros bancos centrais, ainda está nas fases iniciais de tomada de decisão em relação à CBDC. O banco ainda não tomou uma decisão sobre a possível emissão do shekel digital, pois ainda é apenas um plano de ação. As ações atuais são etapas estratégicas tomadas pelo banco para garantir a prontidão para o futuro, caso seja considerado adequado comissionar o desenvolvimento e o lançamento do shekel digital.
Este relatório foi obtido no site do Banco Central de Israel.