O anúncio do lançamento de duas linhas de produtos GPU pela NVIDIA, RTX A400 e RTX A1000, cujo desempenho é baseado na arquitetura Ampere da NVIDIA, mostra o tremendo avanço da empresa. Esses dispositivos variam em suas características, mas seu ponto de venda real é o recurso de rastreamento de raios em tempo real, amado por desenvolvedores de diversas indústrias.
Integração aprimorada de IA e capacidades de rastreamento de raios
As GPUs avançadas representam a tecnologia de IA em uso no processamento de raios e suporte a ferramentas de IA gerativas, o que está transformando a forma de trabalhar e projetar. Isso é possível graças aos 24 núcleos Tensor com capacidades de processamento de IA no conjunto RTX A400 para uso em aplicativos de IA, que superam as soluções baseadas em CPU. Consequentemente, os usuários podem executar aplicativos avançados de IA diretamente em seus desktops. No entanto, o recurso RTX A do A1000, pela primeira vez, oferece a nós, que trabalhamos nas áreas criativas e profissionais, uma capacidade muito maior para funções de rastreamento de raios e IA.
Essas GPUs realmente capacitam a geração de IA, o RTX A1000 pode ser 3 vezes mais rápido que versões anteriores no processamento de IA gerativa e capaz de gráficos e renderização até 3 vezes mais rápido. A GPU oferece, por exemplo, um desempenho de streaming de vídeo mais suave e velocidades de codificação-decodificação duas ou três vezes mais rápidas. Com o RTX A400 e o RTX A1000, as GPUs introduzem um design revolucionário com slots únicos e baixo consumo de energia, oferecendo recursos impressionantes que se encaixam em caixas compactas e energeticamente eficientes.
Expandindo possibilidades em várias indústrias
As novas GPUs da NVIDIA ampliam a oferta de gráficos profissionais RTX e ficam mais disponíveis para usuários que desejam utilizar novas tecnologias baseadas em GPU, como IA, gráficos e computação. Industrialmente, desde o projeto e planejamento arquitetônico até edição de vídeo e análise de dados de imagens médicas, profissionais de diferentes setores agora desfrutarão de maior eficiência e tecnologia de computação de alto desempenho. Com a ajuda de recursos de ponta, podemos fornecer um aplicativo seguro e de alto desempenho com pouca complexidade.
Ferramentas baseadas na versão original de RT Cores 2, bem como Cores Tensor de terceira geração e núcleos CUDA baseados na arquitetura Ampere, são implementados nas GPUs RTX A400 e A1000. Isso nos permite realizar tarefas de gráficos e computação com mais eficiência do que nas gerações anteriores. Com 4 GB ou 8 GB de memória e chips de codificador e decodificador AVC/H.265 ainda mais avançados, essas GPUs fornecem processamento de vídeo ideal e atendem a todas as demandas profissionais.
Disponibilidade
A GPU RTX A1000 está sendo enviada para distribuidores globais, enquanto a GPU RTX A400 estará disponível para parceiros de canal até maio de 2024. Combinando o desenvolvimento de recursos avançados e produtividade aprimorada, novos fluxos de trabalho de design e produtividade impulsionados pela IA são a próxima onda que será alimentada por essas GPUs, sinalizando uma nova era de criatividade, desempenho e eficiência.