Gary Gensler, o presidente da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC), tem compartilhado conteúdo polêmico nas mídias sociais recentemente. Ele tweetou no X, uma rede social similar ao Twitter, que iria se aposentar. Isso inicialmente causou confusão entre muitas pessoas. No entanto, ele negou sua aposentadoria, o que gerou uma reação entre os membros da comunidade cripto. O vídeo atraiu mais de 1,1 milhão de visualizações e gerou um debate acalorado, com o uso de várias plataformas de desenvolvimento digital.
Um fã de criptomoedas e um especialista da indústria demonstraram seu descontentamento com a questão. Eles viram isso como um meme transformado em um troll por Jordan Fish, que passa muito tempo negociando criptos. Elliot Stein, da Bloomberg, no entanto, disse que isso poderia se tornar um anúncio de aposentadoria, mas acabou se revelando o contrário. Scott Johnson, diretor da Van Buren Capital, classificou as ações de Gensler como erradas, insinuando que sua política levaria na direção errada.
Gary Gensler impulsiona ações recorde da SEC em relação às criptomoedas
Sob a liderança de Gensler, a SEC tem enfatizado a aplicação mais rigorosa das regulamentações cripto. A atividade de fiscalização da Comissão em 2023 superou todos os recordes em número de ações tomadas, dobrando o número de ações tomadas em 2021. Como consequência, executivos de empresas de tecnologia e alguns políticos americanos começaram a lutar contra as regulamentações do estado. Segundo eles, a abordagem de Gensler é fortemente baseada no conceito de “regulação em execução”.
E não acabou por aí.
Em nossa agenda: mais regras de estrutura de mercado de ações e regras adicionais de cibersegurança, entre outras.
— Gary Gensler (@GaryGensler) 17 de abril de 2024
A SEC tem sido muito ativa na designação de criptomoedas como valores mobiliários, o que resultou em vários processos de alto perfil contra empresas de cripto. Gensler destaca que o mundo cripto é extremamente suscetível a fraudes e manipulações. Ele exige que as empresas se adequem às regulamentações e que haja proteção ao investidor. Essa estratégia, por sua vez, tem levantado a questão de se as regras deveriam ser mais transparentes ou se a SEC está ultrapassando seus limites.
Comunidade cripto reage fortemente ao tweet de Gensler
Após postar na comunidade cripto no X, Gensler experimentou uma grande onda de reatividade entre os espectadores. Enquanto alguns comentários receberam mais curtidas do que a postagem original, isso mostra o nível de auto-organização da comunidade e a intensidade dos sentimentos. Este evento mais uma vez mostra que a SEC e os amantes de criptomoedas não estão em bons termos. Além disso, chama a atenção para a dificuldade constante de equilibrar a responsabilidade regulatória com o crescimento da indústria.
O presidente Joe Biden escolheu Gensler em 2021 para liderar a agência. Seu mandato pode durar até 2026. No entanto, espera-se a nomeação de um novo presidente da SEC após as eleições presidenciais dos EUA. Pior ainda, haveria mudanças na liderança se um novo presidente fosse eleito e, por sua vez, nomeasse um presidente da SEC diferente. Essa ambiguidade é mais uma dificuldade adicionada à reviravolta da regulamentação cripto nos EUA, bem como em todo o mercado de criptomoedas ao redor do mundo.