A Grayscale Innovation está mantendo seu lugar no Bitcoin ETF, mas o Grayscale Bitcoin Trust (GBTC) viu suas ações caírem pela metade. De acordo com registros extensivos, os ativos no início das negociações em 11 de janeiro valiam 619.220 BTC, mas em 16 de abril, o valor havia caído para 3C09.871 BTC. Essa queda ocorreu ao longo dos últimos 66 dias de negociação, mostrando vendas com sinal negativo para a forma dos ativos. Esse evento acontece apenas alguns dias antes do próximo halving do Bitcoin, no qual os mineradores provavelmente receberão uma recompensa menor, de 6,25 BTC para 3,125 BTC.
Embora a porcentagem do GBTC sendo retirado pela Starkware possa ser grande, o saldo total do GBTC ainda é avaliado em US $ 19,7 bilhões. O poder de influência deste lançamento afetou os mercados de criptomoedas e experimentou uma tendência significativa de baixa. Especialistas atribuem a queda a vários fatores, incluindo as altas taxas do ETF, e têm discutido esse assunto em particular. Para começar, o GBTC costumava cobrar uma taxa de 1,5%, o que resultou no GBTC sendo o mais alto entre os dez ETFs de Bitcoin nos Estados Unidos.
IBIT ganha à medida que as holdings do Grayscale Bitcoin Trust diminuem
Com a crescente competitividade em torno dos ETFs de Bitcoin, com muitos provedores diferentes optando por reduzir as taxas, tornou-se mais fácil atrair mais e mais investidores. Comparado às convenientes taxas de 1,4% do GBTC, na implantação, o iShares Bitcoin Trust (IBIT) da BlackRock começou a ser negociado com um custo de 0,25%.
Além disso, foi permitido um desconto de 0,12% para o volume de negócios de até US $ 5 bilhões durante um período de renúncia de taxa. Essa estrutura de taxa competitiva atraiu muitos fluxos para o IBIT, ou seja, suas holdings, iniciando com 2.621 BTC no primeiro dia de negociação, no final de 16 de abril, já estão registradas como 272.548 BTC.
GBTC oficialmente reduzido antes do halving.
A Grayscale viu saídas líquidas de 310.611 BTC nos 66 dias de negociação desde sua conversão. Isso representa uma redução de 50,16% nos Bitcoins sob gestão desde 10 de janeiro. pic.twitter.com/zghV2fiasf
– Vetle Lunde (@VetleLunde) 17 de abril de 2024
Apesar do fato de que os preços do IBIT subiram rapidamente, essa realização ainda não é abrangente: as ações atuais mantidas pelo IBIT equivalem a cerca de 778.086 moedas, enquanto os hodlers do GBTC reduziram suas posições para cerca de 30% do estoque total. No entanto, os outros sete provedores de ETFs de Bitcoin nos EUA tiveram mais sucesso em atrair e rastrear as holdings de 224.552 BTC durante o período de oferta de que sua estreia de negociação foi fornecida. Em 16 de abril de 2024, a soma das holdings de Bitcoin dos 10 principais ETFs de Bitcoin ganhou até 862.162, correspondendo a US $ 54,7 bilhões do valor aproximado.
Halving do Bitcoin pronto para mudar a dinâmica do mercado
O halving do Bitcoin, que deve ocorrer em breve, é um evento que geralmente nos referimos como “o gatilho” que muda o curso do mercado de criptomoedas. O exemplo mais antigo desses cortes geralmente coincide com bolhas de preços nos meses seguintes.
Em um mercado volátil de criptomoedas, um evento de halving, que é uma redução direta nas recompensas para os mineradores que confirmam transações, reduzindo o número de tokens que recebem, também desencadeia um efeito indireto na dinâmica do mercado e no sentimento dos investidores por meio de vários mecanismos.
Com o mercado se aproximando do evento, a queda nas holdings do GBTC e a mudança nas carteiras dos investidores em direção a ETFs economicamente projetados podem reorganizar as posições anteriores do mercado. Às vezes, todos os olhos entre os investidores e espectadores estarão observando as consequências do halving, o que pode servir como base para estimar os efeitos no preço do Bitcoin e sua influência em todo o mercado de criptomoedas.
Os relacionamentos entre precificação de fundos, desempenho de fundos e declínio dos principais mercados, como o halving, ainda serão questões críticas que influenciarão as decisões dos investidores sobre os ETFs de criptomoedas.