Bitcoin hoje: discurso do presidente do Fed e expectativa sobre o halving afetam preço
O preço do bitcoin (BTC) caiu nesta quarta-feira (17) após o discurso do presidente do Federal Reserve (Fed), Jerome Powell, indicar que o banco central americano deve manter os juros em um patamar elevado por mais tempo do que o esperado. Além disso, a expectativa em torno do halving também influencia a cotação da moeda.
Por volta das 11h20, o bitcoin recuava 2,41%, a US$ 61.496,52. A fala de Powell aconteceu após dados da economia americana não mostrarem a desaceleração esperada pelo mercado.
O Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) subiu 0,4% em março ante fevereiro, acima da mediana dos analistas consultados nas Projeções do Broadcast, que previam alta de 0,3% para a divulgação do dado, ocorrido no último dia 10. O mercado ainda se deparou com outro resultado não tão interessante: criação de 300 mil empregos em março nos EUA, muito acima dos 200 mil esperados.
Além da questão macroeconômica dos EUA, analistas lembram que a espera do halving também influencia a cotação da moeda.
Segundo Beto Fernandes, analista da Foxbit, o movimento pré-halving também se intensifica, com grandes e pequenos investidores segurando mais seus BTCs até entender para qual lado os preços vão, mesmo que, tecnicamente, o halving não tenha um efeito imediato na oferta do ativo. “De qualquer forma, isso acaba apoiando essa volatilidade menos agressiva e o movimento negativo”, afirma Fernandes.