O preço do bitcoin (BTC) caiu fortemente na manhã desta terça-feira (16) devido às expectativas para o halving e ao temor de uma guerra entre Israel e Irã. Por volta das 9h41, o bitcoin recuava 4,06%, a US$ 63.291.
O halving é um evento que reduz pela metade a recompensa aos mineradores de criptomoedas – os responsáveis pelos registros das transações. Isso limita ainda mais a criação de novos bitcoins, o que pressiona os preços do ativo diante da queda da oferta no mercado.
Além do evento com a maior criptomoeda, as tensões no mercado financeiro pioraram após o chefe de gabinete das Forças de Defesa de Israel, Herzi Halevi, afirmar que o país daria uma resposta ao ataque iraniano.
O governo iraniano, por sua vez, vê o assunto como encerrado, visto que a ofensiva foi uma resposta ao ataque de Israel à embaixada do Irã na Síria. No entanto, Teerã declarou que se Tel Aviv atacar novamente, as consequências podem ser graves.
Segundo Virgilio Lage, especialista da Valor Investimentos, a queda das criptomoedas também ocorre por um receio da disparada das commodities, como o petróleo. Se isso se concretizar, os dados de inflação americana devem piorar.
Vale lembrar que a inflação dos EUA, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês), subiu 0,4% em março ante fevereiro, acima da mediana dos analistas consultados nas projeções do Broadcast, que previam alta de 0,3%.
De acordo com Lage, se os dados piorarem, o tão esperado corte de juros pelo Banco Central dos EUA, o Federal Reserve (FED), deve ser prorrogado para além do que o mercado espera. “Isso passa a ser muito ruim para as criptomoedas, visto que as altas recentes desses ativos foram baseadas nas expectativas da redução de juros pelos EUA. Sem os cortes esperados pelo mercado, devido a uma possível piora da inflação, as criptomoedas tendem a sofrer no mercado”, explica.
Seguindo a derrocada do bitcoin, o ethereum (ETH) caía 4,5%, a US$ 3.082,79. Para saber o que fazer com as criptomoedas em meio às tensões entre Irã e Israel, leia esta reportagem.