Hoje, a Samsung anunciou que desenvolveu o DRAM mais rápido chamado LPDD5X DRAM, que é o mais rápido disponível em toda a indústria, com velocidades atingindo até 10,7 GB por segundo.
De acordo com a gigante tecnológica sediada na Coreia, esse novo chip de memória é capaz de alto desempenho para atender aos requisitos essenciais para as necessidades de inteligência artificial em dispositivos, e com menor consumo de energia. O novo chip da Samsung também é o menor entre os já disponíveis LPDDRs, o que reforça ainda mais a posição da empresa como líder tecnológica, agora também no setor de DRAM. O tamanho do novo chip é dito ser de tecnologia de classe 12 nanômetros (NM).
LPDDR5X da Samsung para IA em dispositivos
A necessidade de chips de memória LPDDR de alto desempenho com menor consumo de energia está aumentando à medida que a tendência de aplicativos de IA está ganhando popularidade, e esses aplicativos requerem capacidade de IA em dispositivos, o que torna possível o processamento direto no dispositivo, que será impulsionado com o novo chip.
A empresa também disse que esses chips também serão usados em outras aplicações, juntamente com telefones celulares. O vice-presidente executivo de Planejamento de Produtos de Memória da Samsung Electronics, YongCheol Bae, disse:
“À medida que a demanda por memória de baixo consumo e alto desempenho aumenta, espera-se que o LPDDR DRAM expanda suas aplicações, passando de móveis para outras áreas que tradicionalmente exigem maior desempenho e confiabilidade, como PCs, aceleradores, servidores e automóveis.”
Ele acrescentou ainda:
“A Samsung continuará inovando e entregando produtos otimizados para a próxima era de IA em dispositivos por meio de uma estreita colaboração com os clientes.”
Fonte: Samsung.
Novo chip oferece melhores parâmetros de desempenho
A Samsung revelou que seu novo LPDDR5X de 10,7 Gbps melhorará o desempenho em 25% e também a capacidade de memória em mais de 30% em comparação com sua geração anterior de chips. Esses novos chips também aumentarão a capacidade de DRAM móvel para até 32 gigabytes em um único pacote. Isso significa custos de produção mais baixos para celulares e preços mais baixos para os clientes.
A Samsung afirmou que os benefícios de alto desempenho combinados com memória de baixo consumo e alta capacidade tornam seu chip uma solução melhor para os requisitos de IA em dispositivos.
Falando sobre a tecnologia utilizada, a Samsung disse que o LPDDR5X usa técnicas de economia de energia especializadas, otimizando a variação de energia. Isso significa que o chip ajusta o consumo de energia de acordo com a carga de trabalho e expande os intervalos de baixo consumo de energia, resultando em uma vida útil da bateria melhor para dispositivos.
O chip LPDDR5X de 1,7 Gbps deve ser lançado durante o segundo semestre do ano, após verificações de produtores de dispositivos móveis e processadores de aplicativos móveis. Em janeiro, a Samsung apresentou seu Galaxy AI em seu smartphone Galaxy S24. Embalado com recursos relacionados à IA, o telefone era capaz de tradução ao vivo durante as chamadas. Havia outros recursos de IA também, como edição de fotos, e a Samsung disse que os recursos estarão disponíveis em uma linha estendida de seus telefones.
De acordo com a Samsung, alguns dispositivos usarão recursos em dispositivos, enquanto outros dependerão da nuvem para processamento.
O anúncio da Samsung pode ser visto aqui.