A B3, a bolsa de valores brasileira, lançou na quarta-feira (17) o BITFUT, seu contrato futuro de Bitcoin (BTC) para investidores brasileiros. Na sessão de estreia, foram realizados cerca de 7,4 mil negócios e 111 mil ordens de compra e venda, de acordo com dados da bolsa. Apesar de ser uma novidade na B3, o BITFUT já existe há bastante tempo em corretoras de criptomoedas internacionais, como Binance, OKX e Bitget, e foi lançado há seis anos no CME Group, nos Estados Unidos. Neste artigo, vamos explicar as principais diferenças, vantagens e desvantagens entre os contratos da B3 e os futuros das chamadas exchanges.
Uma das vantagens do BITFUT é a sua regulação. Ele é o primeiro contrato futuro de Bitcoin devidamente regulado oferecido por uma instituição integrante do sistema financeiro nacional. “Trata-se de mais uma opção de investimento regulada em criptoativos, além dos fundos e dos ETFs (fundos de índice)”, afirmou João Marco Cunha, diretor de gestão da Hashdex. O BITFUT é visto como uma alternativa mais segura para investidores institucionais, que preferem e só podem usar ambientes tradicionais em vez de exchanges de criptomoedas.
Algumas empresas com operação no Brasil tentaram lançar futuros de BTC sem autorização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), mas não tiveram sucesso. A Binance, maior exchange de criptomoedas do mundo, foi uma delas. Por desrespeitar a legislação local, a empresa responde a um processo administrativo sancionador no órgão. Já o BITFUT, por ser regulado, tem mais chances de atrair o interesse de investidores institucionais.
No entanto, não há restrições para o investidor que opta por acessar derivativos por plataformas estrangeiras, como explica Isac Costa, professor do Ibmec e advogado. “Qualquer investidor pode abrir uma conta em uma exchange estrangeira e negociar os produtos que ela oferecer. O problema está na oferta – se a empresa oferecer produtos que exijam autorização prévia para investidores brasileiros sem registro, ela comete uma infração administrativa”.
Uma das desvantagens do BITFUT é a limitação do horário de negociação. Fabrício Tota, diretor de novos negócios do MB, explicou que nas exchanges o trading de Bitcoin acontece 24 horas por dia, 7 dias por semana. Na bolsa de valores, por outro lado, as negociações só podem ser feitas durante o horário de funcionamento da B3.