Prefeita de Canoinhas joga livros no lixo e critica iniciativa do governo federal
A prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PL), publicou um vídeo em seu Instagram na quarta-feira (17/04/2024) em que joga livros no lixo. Segundo ela, as obras não são adequadas para crianças e adolescentes e outros prefeitos deveriam verificar as bibliotecas de suas cidades.
No vídeo, a prefeita declara que não jogaria livros no lixo, mas que “porcaria” não estará mais presente nas bibliotecas do município. Ela critica o PT por “induzir coisas que não fazem parte dos valores em que acredita” através dos livros. De acordo com Juliana, as obras não fazem parte do que “a família quer” que as crianças e adolescentes aprendam.
Juliana afirma que os livros fazem parte do projeto Mundoteca, que é um “programa do governo federal”. No entanto, a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República informou em nota que o projeto é contemplado pela Lei Rouanet, mas não é uma ação do governo federal. A nota ainda ressalta que o governo não envia livros para escolas e espaços educacionais sem solicitação dos gestores e educadores.
A FGM Produções, produtora cultural responsável pela iniciativa, também se pronunciou sobre o assunto. De acordo com eles, o projeto Mundoteca prevê um período de 8 meses em que a gestão do espaço é feita pelo projeto, mas após esse período, o gerenciamento é entregue ao poder executivo municipal.
Em suma, a prefeita de Canoinhas jogou livros no lixo e criticou a iniciativa do governo federal, alegando que as obras não são adequadas para crianças e adolescentes. No entanto, o governo e a produtora cultural responsável pelo projeto afirmam que a gestão das bibliotecas é de responsabilidade das prefeituras.