Membros da família Kennedy marcam presença em evento de campanha de Joe Biden na Filadélfia
Nesta quinta-feira (18), integrantes da família Kennedy compareceram ao evento de campanha de reeleição do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Filadélfia. O apoio dado pelos Kennedy é em oposição à candidatura independente de Robert F. Kennedy Jr., sobrinho do ex-presidente democrata John F. Kennedy (1917-1963) e filho de Robert F. Kennedy (1925-1968), ex-senador pelo mesmo partido.
O evento, que faz parte do 3º dia de Biden nesta semana na Pensilvânia, é de extrema importância para sua candidatura. Os Kennedys são influentes no Estado devido à sua defesa dos direitos civis. Além disso, o presidente tem uma relação de longa data com a família, sendo o 2º católico a comandar os EUA, depois de JFK.
Durante o discurso, Kerry Kennedy, irmã de Robert F. Kennedy Jr., afirmou que Biden é “um defensor de todos os direitos e liberdades que meu pai e meus tios defenderam”. Ela também criticou o principal opositor do democrata, o republicano Donald Trump, dizendo que ele “disse que será um ditador no 1º dia, chegando até mesmo a mencionar a possibilidade de suspender a Constituição”.
Kerry Kennedy também enfatizou que “há apenas 2 candidatos com alguma chance de ganhar a presidência”, deixando de fora a candidatura de seu irmão e se referindo às campanhas do democrata Joe Biden e do republicano Donald Trump, apoiadas pelos 2 grandes partidos do país.
O atual presidente já citou o ex-mandatário JFK como uma inspiração para entrar na política e era próximo de Ted Kennedy, irmão de John, quando estava no Congresso. Também nomeou Caroline Kennedy, filha do ex-presidente, para o cargo de embaixadora na Austrália. Além disso, Biden possui um busto do ex-presidente no Salão Oval da Casa Branca.
Robert F. Kennedy Jr., sobrinho de John F. Kennedy, é conhecido por ser advogado ambiental e antivacinas. De acordo com a pesquisa Reuters/Ipsos, apenas 16% dizem que apoiariam sua candidatura independente. Em entrevista à Reuters em 20 de março, o candidato afirmou: “Tenho uma família grande… nem todos concordam comigo”.
Nesta quinta-feira (18), Robert F. Kennedy Jr. se pronunciou dizendo estar satisfeito com a participação política de sua família. “É uma tradição familiar. Temos opiniões diferentes, mas somos unidos pelo amor uns pelos outros”, escreveu em seu perfil no ex-Twitter. Ele também afirmou que muitos de seus familiares estão envolvidos em sua campanha presidencial.