Mudança surpreendente de rumo nas eliminatórias iniciais da Esports World Cup CS2 viu as poderosas equipes HEROIC e Team Falcons serem eliminadas por adversários desconhecidos. As eliminações prematuras deixaram apenas uma equipe com chance de competir no torneio Counter-Strike 2 que acontecerá no verão em Riyadh, na Arábia Saudita.
Os campeões europeus foram subestimados por equipes inferiores.
Considerados favoritos para conquistar uma das vagas europeias, o HEROIC enfrentou o time polonês Brazylijski Luz nas oitavas de final. A equipe polonesa se mostrou uma ameaça para seus adversários dinamarqueses, que acabaram perdendo por 13 a 11 no formato melhor de um jogo.
Os Falcons também não foram imunes a sentimentos tristes, perdendo por pouco para a equipe RUBY por 13 a 11. Apesar de terem recebido grandes investimentos para montar um time europeu com jogadores de diversas nacionalidades, no final da temporada, esses sonhos se desfizeram.
Volatilidade na chave aberta
Como as eliminatórias abertas eram disputadas em formato melhor de um jogo até a primeira fase do torneio, isso trouxe resultados caóticos e imprevisíveis, levando equipes menos conhecidas a saírem vitoriosas em grandes torneios.
O formato de eliminação única, combinado com a rápida eliminação sem a segurança da dupla eliminação, e os altos riscos da principal competição da World Cup, torna possível que até mesmo as equipes mais famosas cometam erros de timing ou jogadas defensivas injustas, levando-as rapidamente à eliminação do torneio.
Caminhos para a classificação definidos
Hospedado em Riyadh, a parte CS2 da Esports World Cup contará com 15 equipes de todo o mundo, com diferentes formas de conquistar um convite:
Vagas diretas foram concedidas aos recentes vencedores do ESL One IPL Copenhagen, Team Spirit e Na’Vi, que também são os melhores grupos do ESL World, além de equipes de elite como FaZe Clan, Complexity, FURIA, G2, Vitality, MOUZ e Virtus.pro.
Dessa forma, uma equipe de cada região (Europa, Américas, América do Sul, Oceania, Ásia e Oriente Médio) avançará para o torneio principal através das eliminatórias abertas e fechadas.
O caminho para os playoffs das últimas equipes europeias foi aberto, já que HEROIC e FALZEN Energy foram eliminados e agora as equipes do Brasil e Rússia, Brazylijski Luz e RUBY, avançam para jogar contra NIP e Aurora às 18h, horário da Europa Central.
O cenário imprevisível dos esports
As inesperadas eliminações de HEROIC e Team Falcons são um claro sinal das condições difíceis e imprevisíveis da liga profissional de Counter-Strike. Não é incomum que os talentos mais promissores falhem em um determinado dia, enquanto estrelas desconhecidas emergem e roubam a cena.
Cada torneio, mesmo no universo dos esports, tem um alto nível de habilidade e competitividade. As eliminatórias abertas não foram apenas especiais por suas jogadas perfeitas, mas também proporcionaram uma atmosfera de loucura constante, então os fãs devem se preparar para mais emoções e reviravoltas conforme as equipes lutam pelo título mais lucrativo do CS2.