O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, proferiu discurso nesta quinta-feira (18 de abril de 2024) para líderes financeiros do G20. Em seu pronunciamento, ele defendeu enfaticamente o fortalecimento dos bancos multilaterais de desenvolvimento.
Haddad afirmou que, para impulsionar o desenvolvimento transformador, é preciso que esses bancos intensifiquem seus esforços e trabalhem juntos de forma mais eficaz e em maior escala. Segundo ele, é necessário implementar uma agenda de reformas de médio prazo para que essas instituições possam expandir o crédito aos países.
O G20 é composto pelas 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia. O Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo em dezembro de 2023 e terá a responsabilidade de fomentar os bancos multilaterais de desenvolvimento.
Haddad ressaltou que o país está trabalhando de forma colaborativa e inclusiva para formular um plano de ação para promover bancos multilaterais melhores, maiores e mais eficazes.
O ministro também abordou a agenda sustentável do G20, destacando que houve poucos avanços na maioria dos objetivos e até mesmo retrocessos em alguns deles. Ele ressaltou que mais da metade das metas apresentam progresso fraco ou insuficiente, enquanto cerca de 1/3 estão estagnadas ou retrocedendo.
A próxima reunião da cúpula do G20 será realizada em novembro de 2024, no Rio de Janeiro, e o Brasil seguirá liderando o grupo até essa data.