O jornalista Uri Berliner anunciou sua demissão do cargo de editor sênior da NPR (Rádio Pública Nacional em inglês), dos Estados Unidos, na quarta-feira (17 de abril de 2024). Em uma publicação em sua conta no Twitter, o jornalista compartilhou sua carta de demissão e afirmou que não concorda com os pedidos para desfinanciar a NPR.
Berliner estava suspenso de suas funções desde 12 de abril, após escrever um artigo intitulado “Estou na NPR há 25 anos. Eis como perdemos a confiança da América” no site de notícias Free Press. Nele, o jornalista relata como a emissora adotou uma política de pautas identitárias e do universo woke após a eleição de Donald Trump em 2016, o que resultou na perda de ouvintes e leitores conservadores, moderados e liberais tradicionais.
Segundo Berliner, a NPR deixou de ser um veículo de notícias abertamente polêmico, para se tornar uma emissora que favorece ideias de esquerda e que perdeu o espírito aberto e tolerante. Isso resultou em uma audiência que não reflete mais a diversidade de opiniões dos Estados Unidos, o que é prejudicial tanto para o jornalismo quanto para o modelo de negócios da NPR.
A rádio pública norte-americana é uma empresa sem fins lucrativos, financiada com dinheiro estatal e doações de ouvintes. Com sede em Washington D.C., a NPR produz conteúdo que é compartilhado com centenas de emissoras locais nos EUA.
O termo woke é frequentemente associado à cultura liberal e ao movimento pela linguagem neutra. No entanto, também é alvo de críticas por ser considerado uma forma de coerção e censura, através do cancelamento de indivíduos que se utilizam de termos considerados ofensivos.