HomeCriptomoedas"Evento Tecnológico para...

“Evento Tecnológico para Mulheres da Ásia Central começa em Astana”

O Fórum de Inteligência Artificial (IA) TechnoWomen aconteceu em 17 de abril em Astana, com os organizadores promovendo uma grande discussão sobre as oportunidades e obstáculos que as tecnologias de IA apresentam globalmente. O evento, que teve uma interface física e virtual, contou com a participação de importantes atores de organizações internacionais, governos nacionais e entidades comerciais, debatendo sobre a implementação e regulamentação da IA. Essas reuniões representam não apenas um salto histórico, mas também uma etapa crucial no processo de transformação digital da Ásia Central.

Perspectivas globais sobre o desenvolvimento da IA

O fórum começou com uma discussão sobre como a IA é uma força transformadora na economia e na sociedade em todo o mundo. A presidente do Conselho Estratégico do TechnoWomen, Yelena Sedyh, destacou a diferença que os participantes do evento – membros de organizações internacionais e especialistas em segurança cibernética – podem fazer no desenvolvimento da IA em todo o mundo.

As discussões mostraram que a tecnologia passou da fase em que a IA era apenas uma ferramenta gigantesca com capacidade de agir como um robô, sob orientação direta ou indireta. Com o tempo, ela se transformou em uma ferramenta padrão que lidera questões de negócios e governança na vida real; a IA está bem estabelecida. Sedyh ressaltou as dificuldades de incorporar a IA na tomada de decisões e substituí-la por processos automatizados de maneira rápida. Ela enfatizou que a ética, cujo papel o governo deve desempenhar, é muito relevante quando se deseja usar a IA de maneira responsável.

Desafios e oportunidades regulatórias

O fórum não apenas busca preencher a lacuna de compreensão sobre o uso da IA, mas também examinar o quadro regulatório que impulsiona o desenvolvimento e o uso da IA. Natalia Myagchenkova, especialista em risco regulatório da Yandex, destacou os esforços globais, especialmente as disposições que diversos órgãos, como o Canadá e a União Europeia, têm feito.

A palestrante destacou que os recentes esforços do Canadá na criação da Lei de Inteligência Artificial e Dados (AIDA) são revolucionários na definição de regulamentações que abrangem segurança e utilidade, levando em consideração os interesses públicos. Além disso, a abordagem internacional da UE possui uma lei altamente especializada que se concentra estreitamente na IA, formando um mecanismo abrangente e eficiente de governança. Myagchenkova enfatizou que a China possui uma ampla gama de medidas abrangentes, nas quais os desenvolvedores devem seguir determinadas normas para garantir que os modelos de IA estejam alinhados com os valores e prioridades nacionais.

O papel da IA na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU

A possibilidade de a IA desempenhar um papel na realização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU foi um dos principais tópicos abordados por Kseniia Fontaine, da ITU, que apresentou uma breve ideia de como várias tecnologias inovadoras de IA podem ajudar a lidar com questões como mudanças climáticas, desigualdade educacional e desenvolvimento de saúde para homens e mulheres. Por outro lado, ela alertou sobre os riscos, como a substituição de empregos, vieses de dados e ameaças à segurança, que podem dificultar esses objetivos se não forem gerenciados adequadamente.

Por outro lado, os debates provaram que é crucial identificar e implementar tecnologias de IA de forma a não aumentar a divisão digital e outras desigualdades e lacunas sociais. A discussão do fórum mostra novamente que a IA traz uma variedade de oportunidades para o desenvolvimento, mas também traz problemas éticos e de segurança que devem ser considerados para que funcione para todos.

Elaborando uma estratégia unificada para o avanço da IA

A criação do Fórum TechnoWomen em Astana estabeleceu as bases para um diálogo contínuo e troca mútua entre os países da Ásia Central sobre o futuro do desenvolvimento da IA. Olhando para o futuro, o NHS e a universidade organizaram um evento que reuniu várias partes interessadas para formar uma base que não apenas estará pronta para lidar com a integração artificial na estrutura social e no sistema, mas também poderá enfrentar as complexidades.

Juntamente com o aprimoramento tecnológico, eventos como o Fórum TechnoWomen são fundamentais para a elaboração de uma estratégia unificada que lide com os problemas anteriores do desenvolvimento tecnológico sustentável e equilibrado em termos de gênero. Com base nas informações apresentadas, que certamente beneficiarão a região e além, e finalmente definirão o caminho para um futuro impulsionado pela tecnologia que atenda às crescentes demandas de padrões globais e usos domésticos.

Get notified whenever we post something new!