O ex-secretário do Tesouro, Steve Mnuchin, está procurando maneiras de construir algoritmos para recriar as recomendações do TikTok. Ele está trabalhando para encontrar uma empresa de inteligência artificial para se associar com esse propósito, relatou o New York Post. Anteriormente, ele surpreendeu investidores ao dizer que gostaria de replicar os algoritmos nos Estados Unidos, caso consiga comprar o aplicativo chinês. Mnuchin também lidera a Liberty Strategic Capital, com sede em Washington.
Fonte: Backlinko.
Adquirir o TikTok, mas será uma ideia possível?
Em março, um ex-membro do gabinete de Donald Trump, Mnuchin, disse que estava reunindo um grupo de investidores para comprar o aplicativo de vídeo chinês TikTok. Sua declaração veio após os legisladores dos EUA aprovarem um projeto de lei que forçaria a ByteDance, empresa por trás do TikTok, a vender ações dentro de seis meses ou enfrentar uma proibição total nos EUA. Em entrevista à CNBC, Steve Mnuchin disse:
“Acho que a legislação deve ser aprovada e acho que deve ser vendida”.
Ele acrescentou:
“É um ótimo negócio e vou montar um grupo para comprar o TikTok”.
Fonte: CNBC.
De acordo com pessoas familiarizadas com o assunto, Mnuchin está propondo reconstruir os algoritmos do TikTok nos Estados Unidos, pois ele acredita que esta é a única solução para amenizar as dúvidas do Congresso sobre o TikTok ser um risco à segurança nacional e também as leis rigorosas da China, que também dificultarão a venda.
Mais tarde neste ano, o Senado realizará uma audiência sobre o projeto de lei apresentado na Câmara. Para reconstruir os algoritmos do TikTok, Mnuchin terá que se associar a uma empresa bem versada em inteligência artificial e com experiência adequada na área. Como o projeto em questão será complexo, ele pode ter que se associar a mais de uma empresa, de acordo com fontes do New York Post.
Fonte: Backlinko.
A Oracle pode ser uma parceira se Mnuchin conseguir a oferta
A Oracle é considerada a melhor candidata para se associar a Mnuchin. Tobin Marcus, ex-conselheiro econômico do então vice-presidente Joe Biden, disse, mencionando a Oracle, que “faz sentido, dado o quanto eles estiveram envolvidos na história desta saga”.
Fonte: New York Post.
A saga é que, uma vez a Oracle estava perto de comprar participações importantes no TikTok, durante os esforços do governo Trump para forçar a empresa mãe do TikTok a vender, Mnuchin era Secretário do Tesouro na época. Especialistas pensavam que a aquisição da ByteDance pela Oracle pode não atrair tanta avaliação regulatória quanto seria no caso de outra aquisição de gigantes de tecnologia como Meta, Apple ou até mesmo Google.
Fonte: Backlinko.
De acordo com o New York Post, muitos outros especialistas também acham que a Oracle é a melhor escolha lógica para se juntar a Mnuchin em sua grande tentativa de aquisição. Como o TikTok já prometeu armazenar dados de usuários dos EUA em servidores da Oracle para atender às preocupações de segurança nacional dos EUA.
Mnuchin está confiante de que a China pode não se opor à venda se não houver transferência de tecnologia envolvida. No entanto, críticos criticaram Mnuchin por seu plano ser muito extravagante. A Bloomberg estimou o valor do negócio americano do TikTok em até US $ 40 bilhões, mas outros estimaram em US $ 100 bilhões ou até mais, considerando o fato de o aplicativo ter 170 milhões de usuários nos EUA, então um preço maior não seria surpreendente.
Relatório original pode ser visto no New York Post.