Hong Kong dá sinal verde para ETFs de Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH) spot. Em 2024, a região se tornou a segunda a tomar essa iniciativa, seguindo a aprovação pioneira de 11 ETFs de BTC spot pela SEC nos EUA.
Apesar de ter aprovado 11 ETFs de Bitcoin spot, os EUA ainda não deram luz verde para um ETF de Ethereum. Alguns analistas acreditam que há uma possibilidade de um ETF de ETH spot ser aprovado nos EUA ainda este ano.
Hong Kong cumpre sua intenção de se tornar um centro cripto.
Em um desenvolvimento significativo, Hong Kong se juntou à crescente lista de países que deram sua aprovação para ETFs de Bitcoin e Ether spot. Os reguladores locais concederam aprovações a pelo menos três emissores locais, marcando um passo positivo no mercado cripto.
Em 15 de abril, a Reuters reportou que a Comissão de Valores Mobiliários e Futuros de Hong Kong (SFC) havia dado aprovação condicional para seus primeiros ETFs de BTC e ETH spot.
Vários gestores de ativos chineses offshore, incluindo as subsidiárias de Hong Kong da Harvest Fund Management, Bosera Asset Management e China Asset Management (ChinaAMC), estão se preparando para lançar ETFs spot de Bitcoin e Ether em um futuro próximo.
ETF de Bitcoin aprovado em Hong Kong
Anúncios de outdoor liberados !!!
Enorme !! pic.twitter.com/GGB2pBCiPU
– Boxmining (@boxmining) 15 de abril de 2024
A Bosera está pronta para introduzir seus ETFs de cripto spot em parceria com a HashKey Capital, uma empresa baseada em Hong Kong. A OSL Digital Securities, uma plataforma de ativos digitais licenciada em Hong Kong, foi escolhida como subcustodiante para a ChinaAMC e a Harvest.
De acordo com os relatórios, o regulador de Hong Kong concedeu sua aprovação para o lançamento de ETFs spot de Bitcoin e Ether. Esses ETFs serão em espécie, permitindo a emissão de novas ações de ETF usando BTC e ETH.
Condições para a listagem de ETFs
De acordo com a SFC, a agência concede uma carta de autorização condicional para um pedido de ETF se ele atender aos requisitos necessários, mas com certas condições anexadas. Os requerentes podem buscar aprovação de listagem da Hong Kong Exchanges and Clearing Ltd., de acordo com a SFC.
A OSL Digital Securities Ltd. anunciou que oferecerá serviços de custódia para produtos de Bitcoin e Ether da unidade China Asset Management e da Harvest.
Os últimos desenvolvimentos deram um impulso significativo ao mercado cripto. O Bitcoin teve um aumento notável de 4,3%, enquanto o Ether viu um aumento mais significativo de 6,5%. As moedas eram avaliadas em US $ 66.232 e US $ 3.253, respectivamente, no momento da escrita.
Na segunda-feira, a HashKey Capital e a Bosera anunciaram a introdução de ETFs de spot em Hong Kong. Esses ETFs terão um mecanismo de subscrição e resgate em espécie, permitindo a troca de ativos subjacentes por unidades de ETF e vice-versa. Em contraste, os fundos dos EUA operam em um modelo de resgate em dinheiro.
ETFs de cripto spot ganharam atenção significativa quando fundos de Bitcoin de empresas como BlackRock Inc. e Fidelity Investments foram introduzidos nos EUA em janeiro. As carteiras viram um aumento significativo de investimentos, resultando em uma entrada líquida de US $ 12,5 bilhões até o momento.
Essa forte demanda contribuiu para que o maior ativo digital atingisse uma alta recorde de US $ 73.798 em meados de março. A aprovação de pedidos pendentes para iniciar ETFs que detêm diretamente o token de segundo lugar, Ether, nos EUA, permanece incerta.
ÚLTIMA HORA: Hong Kong acaba de aprovar pedidos de ETFs de Bitcoin e Ethereum spot.
Bem-vindo à festa, China!
– Lark Davis (@TheCryptoLark) 15 de abril de 2024
Uma das principais incertezas gira em torno da demanda prevista para os ETFs da cidade. Hong Kong já aprovou a listagem de três ETFs de cripto baseados em futuros: CSOP Bitcoin Futures, CSOP Ether Futures e Samsung Bitcoin Futures. Seus ativos combinados somam aproximadamente US $ 170 milhões, o que é significativamente menor em comparação com ofertas semelhantes nos EUA.
Além dos ETFs, Hong Kong está considerando um número de pedidos para aumentar o número de bolsas de ativos digitais licenciadas. Eles também estão desenvolvendo um quadro para stablecoins, que são comumente vinculados à moeda fiduciária em uma base de 1-1 e geralmente apoiados por reservas em dinheiro e títulos.